sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pedaço de mim


por Bruna Bazzo

Literatura: ‘Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.
Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.’ (sobre A Metamorfose, de Franz Kafka)
Biologia; Transformação importante do corpo e do modo de vida, no curso do desenvolvimento de certos animais.

Figurado; Mudança completa no estado ou no caráter de uma pessoa, mudança, mutação, transformação e transmutação.  Classe gramatical; substantivo feminino.

Citei alguns significados e sentidos da palavra metamorfose para fazer uma analogia a maior de todas as metamorfoses de minha vida, o tecer de outra vida.

Demorei a gravidez inteira, escrevi diversas frases – só na cabeça - não consegui colocar no papel, é que a transformação é tão maluca que eu, maluca que já sou, turbinada de hormônios fiquei quase insana, entre lágrimas, risos e certos ataques de histeria.

Não serei hipócrita, ficar grávida me provocou amor e ódio. Quando descobri chorei quase uma semana, um choro alto e egoísta, de quem sempre quis ser livre, e, o pouco tempo que havia conseguido uma certa liberdade acabara ali, passei a me tornar bicho estranho, e, durante os nove meses vi essa mulher bicho evoluir em mim. A gente se sente mesmo a cumpridora do maior papel de um animal do sexo feminino, o de ser mãe. Não acho que toda mulher tenha essa obrigação, mas a sensação é realmente única, carregar o futuro, semeado pelo tempo, é o maior dos poderes da fêmea, por horas me senti uma Deusa, por outras uma escrava da vida...

Como na novela de Kafka a mutação da gestação vai além do físico, depois de chorar por achar que tinha perdido minha liberdade me toquei que agora eu era responsável por uma vida e que ali começaria a mais linda e mais dolorosa metamorfose de todas. Passei a ter sonhos intranquilos, sonhei que morria afogada, sofria acidentes e a cada sonho eu acordava um pouco mutante, a cada dia fui me tornando outra pessoa, e outra, e outra, a medida que a barriga crescia.

O sentimento de amor acaba ficando muito maior do que todo o medo, a insegurança, na verdade suas verdades passam a ser outras, e essa é a melhor de todas as sensações, um corpo crescendo ali dentro, sentir a barriga mexer, os chutinhos, se hoje me viro do avesso é porque sinto o mais belo verso no interior de mim..

Há um ano escrevi no estroGênias um texto que eu ousaria dizer que foi profético, muitas coisas aconteceram, era um texto sobre ser balzaquiana. Hoje, perto de dar à luz, e, há seis meses dos 31, do fechamento do ciclo do retorno de saturno, me sinto literalmente uma ‘metamorfose ambulante’, assim há nove meses. Paciência e espera, no momento estou na ansiedade, no aguardo, da mais bela de todas as poesias e letras do livro da minha biografia. Hoje com a consciência de que a verdadeira liberdade começa agora, na responsabilidade e expectativa pela vida, a espera do meu pequeno, do meu Ernesto.


anaterra viana
mulher barriguda que vai ter menino

5 comentários:

  1. Poxa Ana, aí tu descreve lindamente, poeticamente, grandemente, geniosamente o que passei também. OU talvez o que todas nós mães por acidente passamos!! E a história mais linda, louca, imensurável... inenarráve; de amor da sua vida vai começar quando ouvir aquele chorinho... e esse choro vai te guiar pro resto da sua vida, e aí a metamorfose vai ser geral. A gente pira mesmo depois de dar a luz (louca louca louca nos primeiros meses), e depois você não vai saber quem foi antes de ser mãe, kafka fica no chinelo!!!!! rsrsrsrs!!! Uma boa hora pra você, que o Ernesto venha ao mundo na sua hora, e da maneira natural, cheia de amor de emoção!!! Que esse anjo traga muita luz ao mundo!!
    Queria saber escrever como vc!!!!!
    Amei o texto
    Parabéns!!
    Beijo na barriga linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Amandita obrigada pelo carinho, mesmo de longe, durante essa jornada! beijo no coração!:)

    Ana

    ResponderExcluir
  3. sumermo Ana, uma Deusa e uma escrava. Tudo tem dois lados. Amo voce.

    ResponderExcluir
  4. Lindo, Ana
    Ainda não passei por essa experiência, mas sempre imaginei que essa transformação deve ser única e muito intensa. Muito amor, saúde e paz para a família!

    ResponderExcluir