sexta-feira, 28 de maio de 2010

As sem estilo que me ouçam.

“Mulher, para ficar bonita, tem de sofrer” - essa é uma frase que eu ouço desde a minha infância quando minha mãe insistia pra eu comer as verduras “ruins” do prato. Uma verdade cruel e um tanto weberiana que não precisa ser levada ao pé da letra, no sentido do sofrimento, mas que pode ajudar a gente a tomar algumas precauções.
E aí eu entro em outra frase: “beleza é fundamental” - e penso que o fato de ser mulher implica na busca incansável pela harmonia estética (a nossa). Não, não quero entrar em discussões sobre o belo, o nosso tema é a preguiça, e com preguiça estou de fazer um artigo acadêmico. Prefiro tratar das mulheres, que já no antecipar da adolescência aprendem a combinar suas roupas com seus sapatos e suas maquiagens, e assim, logo cedo são estimuladas a deixar a indolência de lado. Aprendemos, portanto, desde cedo que ser bonita implica em manter-se bonita, não basta nascer assim.
O sedentarismo estético pode causar efeitos colaterais irrevogáveis – é uma realidade que não sou eu que impus, não me achem fútil, apenas estou relembrando vocês, amadas! Inclusive posso ajudar com dicas! A primeira que passo é sensacional porque ajuda na hora da preguiça de montar o figurino de todos os dias: não viaje! Pare em frente ao espelho, analise o seu corpo e aceite o que Deus te deu (ou o que você não tem energia para melhorar). Eu já aceitei que não sou top model e você? Depois , aceite o seu estilo. Eu, por exemplo, não sei usar salto-alto diariamente, prefiro o conforto de um tênis batido e pronto.

A partir desses dois passos - recapitulando: aceitar o seu corpo e o seu estilo -, abuse da pluralidade que temos na moda de hoje e só compre roupas que tenham afinidade com a sua pessoa. Ao abrir o seu guarda-roupa, mesmo as peças mais antigas devem sorrir para você e dizer “oi amiga tô aqui porque a gente combina, pode confiar e usar, esqueça o que você viu no editorial da última Vogue se não tem em nada comum com a gente”. E assim, mesmo na correria do sair de casa, bastará uma noção básica de cores e proporção e você estará gatona, estilosa e com a auto-estima bem resolvida. Não gaste seu tempo sendo uma “wannabe trendie”, não coloque todas as últimas modas em um só look. Se você tem vocação pra drag queen, vai trabalhar numa buati!
Ah, e a última, mas não menos importante dica: tenha uma postura ética em todos os setores da vida! Ética e estética rimam e a harmonia entre esses dois conceitos pode deixar você irresistivelmente linda!

;-)

por Gabi – escrevendo na cama, com preguiça de tirar o pijama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário