sexta-feira, 14 de maio de 2010

Liberdade Ltda.


Diante de tantos estudos filosóficos, políticos, sociais, psicológicos, biológicos, etc..., das mais diversas culturas e épocas históricas fica difícil definir de maneira generalizada o ideal de liberdade. Segundo Sartre, o homem está condenado a ser livre, uma vez que foi lançado ao mundo é responsável por tudo o que faz.

Contudo, é necessário saber as limitações que ser livre implica, vivemos em sociedade e a liberdade é um direito constitucional, e, assim como todo direito, termina quando começa o direito do outro. Na cabeça de muitos, e confesso, da minha também, a palavra limitação já vem totalmente contra a palavra liberdade, mas veja bem, se a liberdade não andar lado a lado com a responsabilidade ela não passará do plano dos sonhos. Você é livre para ser e fazer o que quiser, mas não está livre das conseqüências de seus atos e é exatamente a escolha entre se fazer o que quer, com a consciência que tudo tem seu preço, que torna o homem livre.

Muito mais do que um ideal, a liberdade é um dos combustíveis mais importantes para o motor humano fazer sua viagem pela vida, é ela que alimenta sonhos, instiga lutas, e como disse Clarice Lispector; “não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.

por anaterra viana, viajante indecisa

4 comentários:

  1. EM SP tem até um metrô para se chegar na Liberdade!! ;-)

    ResponderExcluir
  2. por falar nisso .. a av. Paulista é como casamento .. começa no Paraíso e acaba na Comsolação .. hahahah

    ResponderExcluir
  3. oups Consolação .. rs

    ResponderExcluir