sexta-feira, 30 de abril de 2010

Eu ligo o rádio e bláblá, blábláblá, "eu te amo"!

"Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim"! Carmen Miranda foi intérprete de um dos primeiros hits de sucesso que se tem notícia no Brasil! Nossa diva luso-brasileira e suas bananas conquistaram o mundo!!! Já os anos 50 ferviam ao som de  “ó cupido vê se me deixa em paz, meu coração já não aguenta mais”. Cely Campelo, como todos sabem, era fenômeno musical! Grandes intérpretes como Elis Regina e Clara Nunes se esbaldavam (copiavam, digamos) nas referências da cantora em seus inícios de carreira. Na sequência “splish splash, foi um beijo que eu dei, nela dentro do cinema”. Roberto e Erasmo Carlos estouram nas paradas de sucesso, deixando as meninas enlouquecidas e até hoje, fãs inveterados. Acredite, nos anos 70, Paulinho da Viola e o “foi um rio que passou em minha vida”, Tim Maia e “azul da cor do mar”, Secos e Molhados e o “vira vira vira homem vira vira lobisomem” faziam parte das listas das mais conhecidas pela grande massa. Ainda não tinha explodido a Pan, rs. Os coloridos anos 80 dançam com “oh balancê, balancê, quero dançar com você”, interpretada por Gal Costa, passam por “cuida bem de mim!!! então misture tudo, dentro de nós”, de Dalto (cadê você?), soltam a franga ao som de Ultraje a Rigor em “pelado, pelado, nú com a mão no bolso, nú, nú, nú, nú” e se encerram com “faz parte do meu show, meu amor”, de Cazuza. Sem esquecer do fenômeno para baixinhos (há controvérsias de que era para os grandinhos,rsrs), Xuxa Meneguel!! É, eu também tenho fotos da escolinha dançando “Ilariê” e chorando com “Meu Cãozinho Xuxo”.
As epidemias.. tem umas que nem com vacina nos curam.. Na adolescência (nos 90) não tinha como não escutar "é o amor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim"( Zezé de Camargo e Luciano)“que pena, que pena amor.. hoje é você que está sofrendo amor, hoje sou eu quem não te quer” (Raça Negra), “não, não me abandone, não me desespere, porque eu não posso ficar sem você”(Daniela Mercury) ou “o que é que eu vou fazer agora, se o teu sol não brilhar por mim ?”(Cidade Negra). O Hit assumiu o posto de música “mela cueca”. E não me venha com “ooo ana júliaaa” (Los Hermanos, acredite), ou entre razões, emoções, a saída é fazer, valer a pena"(Nx Zero), hoje em dia quem manda no hit parade (depois do rebolation e calypsoooo, é claro) é a “Absoluta”, que chegou de “cross fox”, já tá no ônibus personal style e quiçá logo aparece com seu disco voador, cantando a grudenta “pois quem desdenha quer comprar, por isso eu sou mais eu, falem bem, falem mal enfim, mas falem de mim”. Tem como fugir de “Sthefany”? 




por bina zanette

ps: pra quem não sabe, vai a dica: as frases grifadas levam vocês 
aos links de vídeos, referentes as músicas. bom deleite!

4 comentários:

  1. oxe essa minina, que linda viagem pelo shits da MPB, uma bela pesquisa e um texto otemo! bjs

    ResponderExcluir
  2. concordo com o rômulo, adorei a viagem toda, esses hiperlinks estão divertidíssimos! hahahahahahhaha.. muitas risadas, e o texto está afinadíssimo! bina bina, vamos loonge com isso ainda... rs

    ResponderExcluir
  3. Adorei tudo, embora minhas referências tenham ido pra valer só até a parte do "faz parte do meu show". Dai pra frente acho que morri. E se não tiver mesmo como fugir da Stefhany me avisa, que não reencarno tão cedo.

    ResponderExcluir
  4. romulo querido!!!!

    aninha, vamos longe mesmoooo!

    hahahaha, marcelo, você não morreu não, talvez tenha parado de ouvir rádio popular ou de ver mtv, rsrs
    ou mais- conseguiu uma vacina ultra luxo e nada de epidemias na vida!

    abs!

    ResponderExcluir