sexta-feira, 14 de maio de 2010

LIBERDADE, PRA QUÊ?

Nesta semana resolvi fazer um video sobre a tão desejada “liberdade”. Tive várias idéias, algumas comuns e uma outra “mais artística”(rs). Aí pensei: video-arte, claro!
Defini o conceito do vídeo, organizei as idéias e tentei transformá-las em imagens. Bem que a Patê tentou me ajudar na gravação, mas como na vida, às coisas nem sempre saem como imaginamos, apesar de todos os esforços… deu tudo errado! Por alguns momentos me culpei, culpei a minha amiga, depois me culpei mais ainda, porque fui eu que lancei a idéia, perdemos tempo e não deu certo, né.
Tive liberdade para escolher, fazer o que eu quisesse! E não consegui…
Acordei e a primeira coisa que eu pensei foi: de que adiantava ter liberdade se eu não sabia exatamente o que queria fazer com ela?
Confusão. Será que Desisto?
Adimito que eu ainda não me sentia livre para apresentar aquelas imagens... Ou será que eu deveria me expor ao ridículo, como diz Veríssimo, para realmente ser livre? Mas eu também  estava livre para desistir. E foi oq eu fiz, afinal "de nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar", diria Gandhi.
Por isso estou aqui , escrevendo este desabafo; porque podemos achar que a liberdade é poder falar, fazer e agir do jeito que quiser! Ou não fazer nada! Independente do outro… só que o outro é fundamental para a nossa liberdade!
Vivemos em sociedade e isso já diz tudo.  Fraternidade e igualdade são o caminho para a libertação, de nós mesmos.  E seguindo esse raciocínio, seremos sempre os responsáveis pelos nossos atos e se faltamos com a responsabilidade para com alguém,  também seremos responsabilizados. 
Tem como ser livre sem ser responsável? 

Será que tem como ser livre estando preso a sentimentos egoístas?
Deve ser por isso que dizem que a liberdade é uma utopia.
À mais de 2500 anos Pitágoras já dizia: Não é livre quem não obteve domínio sobre si”.
Liberdade é consciência; é movimento e principalmente desapego.
Assista este video e sinta-se livre para tirar suas próprias conclusões. 



Watch more cool animation and creative cartoons at Aniboom

por ViV

Nenhum comentário:

Postar um comentário